Saiba tudo sobre os lavadores de gases

Neste artigo vamos apresentar um pouco sobre o que são e onde se aplicam os lavadores de gases industriais e especialmente indicar as melhores empresas de fabricação e instalação de vários estados do Brasil.

lavadores de gases
lavadores de gases

O que são lavadores de gases?

A Lavagem de Gases consiste em depurar uma emissão gasosa através fazendo com ela essa emissão seja exposta a um líquido e também a diferentes filtros sólidos. Este líquido pode ser água ou água com um reagente ou solvente e os gases tóxicos, por exemplo, sejam capturados pelo líquido. Em uma lado a emissão é liberada sem os gases ou detritos indesejáveis, e do outro lado há o líquido pronto para o tratamento adequado.

Onde são usados estes equipamentos?

As aplicações práticas dos lavadores de gases são variadíssimas. Em geral, todo o empreendimento que trabalhe com algum processo químico ou físico que resulte na emissão de gases, odores ou detritos, como poeira ou cinzas, na atmosfera pode, e em muitos casos a legislação ambiental exige, ter um lavador de gases. Processos que exigem a captura de determinados tipos de gases também fazem uso destes equipamentos no Brasil e em todo o mundo. Veja neste link qual é o processo de um lavador de gases. Alguns exemplos de gases e compostos filtrados pelos lavadores:

  • Resíduos nocivos gerados no fabrico de halogênios (F2, Cl2, Br2, J2)
  • Halogénio – hidrogénio (HF, HCl, HBr, HJ)
  • Compostos de enxofre (SO2, SO3, H2S )
  • Amoníaco (NH3)
  • Álcoois de baixo peso molecular
  • Ácidos de carbono
  • Aminas

Desde 2006 há a resolução da CONAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, número 382/2006, a qual trata do lançamento de qualquer forma de substância na atmosfera. A norma também trata de detalhes sobre a legislação de emissão de gases e das responsabilidades das indústrias e empreendimentos perante essas emissões.

Industriais

Indústrias e fábricas frequentemente são as principais clientes de empresas de lavadores de gases industriais. Industriais que têm caldeiras a gás ou caldeira a lenha, incineradores, fornos, metalúrgicas, etc, frequentemente necessitam da instalação de lavadores gases devidamente dimensionados para a sua operação. Os gases residuais das instalações de incineração de resíduos e substâncias perigosas resultantes de processos químicos como os metais pesados ​, halogênios, hidrogénio e hidrocarbonetos.

Estes processos geram grandes emissões de gases, muitos deles tóxicos, na atmosfera. Além disso, muitos deles trabalham com solventes e químicos com odores fortíssimos. Todos estas emissões são devidamente tratadas com os lavadores de gases industriais que depuram as emissões e permitem que os resíduo industriais tenham um destino adequado.

As emissões gasosos provenientes de processos como a galvanoplastia e do trabalho das cabines de pintura também exige que suas emissões sejam devidamente tratadas com Lavadores de gases industriais.

Cozinhas de grande porte

Mas também cozinhas de restaurantes, cozinhas industriais, churrascarias, refeitórios, etc, necessitam de lavadores de gases para estarem de acordo a legislação ambiental de vigente em cada estado e cidade. As emissões dos fornos e fogões canalizadas pelas coifas das cozinhas são ricas em odores, gordura e outros químicos. Um lavador de gases para instalado na coifa da cozinha depura essas emissões devidamente.

Laboratórios

O Lavador de Gases para Capelas resolve o problema dos laboratórios que utilizam capelas para a manipulação de ácidos e também de soluções alcalinas e no controle de odores. Não só capelas pequenas mas também as grandes capelas de laboratórios exigem a instalação de um lavador de gases para estar de acordo com as novas normas ambientais.

Nos laboratórios, os lavadores de gases atuam no abatimento de vapores ácidos e básicos, no controle de alguns odores, no tratamento de vapores de tanques de galvanoplastia e também no abatimento de fumos de óleos quente de máquinas de estampagem.

lavadores de gases2

Quais são os tipos de lavadores de gases?

Existem diferentes tipos de Lavadores de Gases com variados sistemas como a torre com anéis internos, Lavadores de Gases com bicos de Spray,  Lavadores-venturi. A escolha de qual tipo/modelo a ser usado depende das características do gás a ser removido.

Lavador de gases tipo jet Scrubber

São equipamentos dotados de sistema de aspiração e transporte de particulados semelhantes aos filtros de mangas.

Lavador De Gases – Biodigestores

Lavagem de gases produzidos no biodigestor dos excrementos de porco e cama de frango. Os lavadores são amplamente usadas para remover poeiras , névoas, vapores e odores e gases tóxicos neutralizantes.

Lavador gases tipo VENTURI

Pulverização do líquido na garganta (cada litro d’água pulverizado em gotas resulta em uma superfície de contato de 12 m²).

Lavador gases Ejetor Helicoidal

Contato do líquido e do ar nos canais de lavagem em alta turbulência.

Lavador gases de espuma

O gás atravessa uma camada de espuma que é formada na superfície do tanque

Lavador gases por expansão ou umidificação

Expansão do gás e impacto sobre a superfície do líquido no tanque.

Lavador gases tipo Spray

O ar, praticamente limpo, toma o sentido vertical em baixa velocidade e recebe a lavagem final por uma bateria de pulverizados em contra-corrente.

Como comprar um lavador de gases para meu negócio?

Para comprar um lavador de gases com o melhor preço, um custo justo relacionado ao seu projeto, o melhor é contar com as empresas de São Paulo. Neste estado estão a imensa maioria das fabricantes de lavadores de gases, ventiladores e exaustores industriais, tanques e demais equipamentos necessários. Abaixo listamos algumas das principais fabricantes do Brasil situadas em São Paulo.

A Empresa Fillkplas atua desde 1993 no mercado de fabricação de lavadores de gases para coifas, laboratórios, restaurantes e indústrias em geral. É especialista na fabricação de equipamentos em material termo plástico (polipropileno), resultando em um lavador de gases portátil, anticorrosivo, resistente e leve. O que chamou a atenção são os clientes variados como a indústria militar Imbel, a de alimentos Yoki, Votorantim Metais e um dos laboratório da UFRJ.

Já a Tecnoplástico Belfano trabalha especialmente na fabricação de tubos, conexões fabricadas também em Polipropileno Random “Tubelli” e também as chapas no mesmo material. Também fabrica tubos e conexões em PEAD até 500 mm (20pol) e também tem a linha de de tarugos de polipropileno e polietileno.

Outra empresa na área de serviços para indústria complementar aos lavadores de gases industriais é a Cardall, a qual projeta, fabrica e instala plantas de tratamento e recirculação de águas residuais totalmente automatizadas, com capacidades de 50 a 1.000 m³/h. É um empresa já bem antiga que tem um grande esforço em inovar nos tipos de de produtos.

É fundamental que a você tenha em mente a sua necessidade e a estrutura geral do seu negócio para realizar o projeto, o dimensionamento, a instalação e o funcionamento do Sistema de Lavagem de Gases. O dimensionamento relaciona-se especialmente com as redes de tubulações (dutos) para o transporte deste gás com seus respectivos captores, projeto da capacidade e vazão do Lavador de Gases, dimensionamento dos exaustores centrífugos até o projeto da exaustão através da chaminé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *