Quais os erros que um profissional de logística deve evitar

custos logísticos

O departamento logístico é uma das áreas gerenciais mais importantes de uma empresa. Seja pequena ou grande porte, esse departamento é sempre existente, já que é ele que entrega os produtos que são vendidos e faz o negócio funcionar da maneira correta.

Quem trabalha nessa área, sabe que o dia a dia é bastante intenso e precisa ter uma grande qualidade no recebimento de produtos de fornecedores, no estoque, no despacho, baixa e reposição, além de entrega…enfim, o trabalho de um profissional logístico necessita de atenção total para nada dar errado.

Mas as vezes acontecem falhas, por isso é preciso seguir algumas regras se não quiser colocar tudo a perder. Neste artigo, veremos os erros que um profissional de logística deve evitar para que seja um profissional ainda mais confiável e em contínuo crescimento e que garanta a eficiência da empresa no nível máximo.

Falha na comunicação com outros departamentos e com colegas do departamento

Quando existe comunicação entre toda empresa, fica difícil acontecer confusões, desencontros e situações desagradáveis. Os erros são menos possíveis. Mas a falta de entendimento e “conversa”, pode atrapalhar o funcionamento de todo negócio.

Um bom profissional de logística, mantem contato aberto com todas as áreas empresariais, já que necessita dessas áreas para controlar todo entre e sai de mercadorias. Além disso, manter um bom relacionamento, com gentileza e amigável, garante um clima mais harmonioso e menos conflitos.

Deixas as rotas de entrega em último plano

Muitos profissionais de Logística literalmente se “enrolam” com os afazeres e acabam não dando tempo especial para traçar as rotas de entrega. É fundamental essa parte já que uma rota mais longa, além de atrasar as entregas, aumenta o custo dos produtos e consome mais combustível.

Além disso, quando se determina as rotas, garante que em um perímetro tal por exemplo, as entregas sejam feitas com mais rapidez e entregando produtos até antes do prazo. Não deixe esse fator determinando para depois e crie uma rotina para decidir os caminhos, logo no início do dia.

Não ter controle de custos

Cálculo de Custos e Preços do Transporte
Cálculo de Custos e Preços do Transporte

O maior entrave das empresas é os custos que ela possui e que não podem jamais serem deixados de lado. Controlar os custos, garante economia de combustível para a frota, mais entregas, menos paradas e melhor giro de mercadorias entrando e saindo.

Muitos profissionais de logística acreditam que essa preocupação deva ficar com o departamento de contas a pagar, o financeiro em geral ou mesmo ser u detalhe que os patrões devam pensar. Mas é primordial que você na liderança de um estoque por exemplo, ofereça ideias e crie u ambiente que economize ao máximo dinheiro, pois dessa forma, além de ajudar a empresa crescer, ainda será reconhecido. O ideal é que o profissional de logística faça um curso de Cálculo de Custos e Preços do Transporte para que possa se aprofundar ainda mais nessa área e ter um maior controle nos custos logísticos.

Deixar o armazenamento desorganizado

Pior do que ver prateleiras vazias no estoque e nada para vender, é ter um estoque sem controle e totalmente sujo e mal organizado. É obrigação do profissional de Logística, observar todos os dias como anda o giro do estoque e por mais que existam hoje softwares de gerenciamento de estoque que controla as baixas, ainda assim é importantíssimo que o profissional esteja de olho e tenha seu controle manual.

Além disso, a limpeza e organização, deixando cada item a vista e com tudo catalogado é outra obrigação desse profissional. Portanto dentro do departamento logístico, é fundamental que a limpeza e organização sejam os maiores critérios para garantir o controle e segurança de todos os produtos.

Embalar com desleixo e oferecer embalagens de baixa qualidade

O cliente compra um determinado produto e quando recebe percebe que a embalagem é fraca, com várias avarias por conta do transporte. Além disso, ele percebe também que ao embalar, o profissional de logística não se atentou por fechar direito, deixando aberturas e enfim, demonstrando um total descaso e descuido com o produto entregue.

Essas situações infelizmente são muito comuns, o que acabam se tornando pontos de reclamações e até a desistência de muitos clientes de continuar comprando naquela empresa.

Garanta que a excelência seja desde o momento da compra até o momento da entrega. Use fitas com cola resistente e com o logo da empresa, mostre ser profissional. Tenha uma embalagem bonita e resistente e na hora da entrega, tenha a certeza que todos os produtos estão bem seguros e cheguem intactos. Surpreenda o cliente e dê a ele uma experiência satisfatória, que o faça comprar de novo e de novo em sua empresa.

Não oferecer ao cliente transparência

profissional de logística
profissional de logística

O profissional de logística precisa garantir que o transporte dos produtos pedidos, seja totalmente transparente ao cliente. Do momento que ele faz a compra, ele necessita de todas informações de que o produto foi embalado, entregue para transporte, transportado e em direção a entrega e até quando foi entregue.

Geralmente sites como e-commerce, sempre tem essas informações, porém se o cliente precisar de mais informações, principalmente se o produto está demorando muito para chegar, se houve algum extravio ou coisa do tipo, é fundamental e obrigação da empresa e do profissional logístico, informar de forma clara e verdadeira, garantindo a tranquilidade do cliente e recebimento do produto.

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