Lançamento da Biblioteca Digital Mundial na Internet








Um presente da Unesco para a humanidade!!!

Já está disponível online em: www.wdl.org

Esta é uma notícia que não só vale a pena resolver, como também é uma obrigação de fazer.

Ele coleciona mapas, textos, fotografias, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as joias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Isto é, antes de tudo, patrimonial ”, disse Abdel Azid, coordenador do projeto patrocinado pela UNESCO e 32 outras instituições esperadas em LA NACION. O BDM não oferecerá nenhum documento atual, com exceção de “valores patrimoniais, paz em diferentes idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas existem documentos online em mais de 50 idiomas. ”

Os tesouros incluem Hyakumanto Darani, um documento japonês publicado em 764, e revisou o primeiro texto impresso desta história; a história dos astecas, que é a primeira menção do menino Jesus no Novo Mundo; o trabalho de estudiosos árabes que revelam o segredo da álgebra; ossos usados ​​como oráculos e tapetes chineses; Bíblia de Gutenberg; Antigas fotografias latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e do século XIII, a Bíblia do Diabo, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Embora seja oficialmente apresentado na sede da UNESCO em Paris, a Biblioteca Digital Mundial está agora disponível em português na Internet através de: https://www.wdl.org/pt/

Biblioteca Digital Mundial
Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Digital Mundial

O acesso é gratuito e os usuários podem se conectar diretamente através da Internet sem registrar.

Isso permite que o usuário da Internet pesquise por tempo, áreas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema oferece explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora a origem esteja em seu idioma original.

Assim, é possível, por exemplo, estudar detalhadamente o Evangelho de Mateus, traduzido em Aleut pelo missionário russo John Veniamov em 1840. Com um simples clique, você pode virar as páginas de um livro, ajustar ou mover textos e movê-los em todos os aspectos. Excelente definição de imagens permite que você leia de forma conveniente e cuidadosa.

Entre as jóias que estão atualmente contidas no BMD estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos, bem como a constituição de muitos países; O texto japonês do século XVI foi considerado a primeira edição da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães em sua jornada ao redor do mundo; As fábulas originais de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e Tagalog, a Bíblia de Guttemberg e pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 aC.

Suas autoridades dizem que o BDM é voltado principalmente para pesquisadores, professores e estudantes.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *