Dicas para Aprender Lógica de Programação

Se você já procurou sobre como aprender de forma clara lógica de programação, provavelmente você está com interesse em entrar na área de desenvolvimento de software.

Como você já sabe, a área de desenvolvimento de software é uma das mais valorizadas na área de Tecnologia da Informação.

E claro: há diversos cursos para explicar lógica de programação, incluindo disciplinas de universidades e até mesmo treinamento regulares.

Mas talvez você esteja com dificuldade no aprendizado mesmo estudando em um curso. Por isso, nós criamos este pequeno artigo com algumas dicas para que você consiga ter melhor desempenho em seus estudos.

Estude algoritmos

Alguns confundem algoritmos com logaritmos, se você já se confundiu, não se preocupe. É bastante comum essa confusão, devido a similaridade dos nomes.

Mas afinal, o que é algoritmo? Algoritmo é um conjunto de instruções e orientações definidas e em ordem, que geram um determinado resultado lógico esperado.

Bem, se você for julgar, fazemos isto todos os dias, a todo hora. Por exemplo, no momento que estamos despertando pela manhã.

Temos uma rotina definida, que vai desde encerrar a rotina de descanso, abrir os olhos, levantar da cama, escovar os dentes e outras atividades da rotina.

O mesmo acontece para softwares e funcionalidades dentro de um sistema. Você escreve algoritmos para alcançar a um resultado pressentido com as orientações definidas.

lógica de programação
lógica de programação

Um exemplo mais prático dentro da tecnologia da Informação seria um aplicativo de smartphone.

Dentro destes aplicativos, há complexos algoritmos, com conjuntos de orientações e variáveis que geram resultados, de acordo com os dados inseridos pelo usuário.

Para que um computador entenda o seu algoritmo, principalmente, você terá de utilizar uma linguagem de programação, ou seja, você estará escrevendo uma sequência de passos que um computador (que não tem aptidões de significado subjetivo) deverá cumprir sem ficar com dúvidas, usando um idioma que é conhecido e fácil de ser interpretado pelo computador.

Um bom exemplo de linguagem de programação PHP. Ela é atualmente usada nos mais diversos tipos de sistema.

Aprendendo as primeiras instruções

Por isso, depois de você já ter se habituado em julgar nas trabalhos simples do dia a dia como uma série de orientações sendo executadas, chegou o momento de você começar a se instruir a codificar, como um desenvolvedor de software.

Para isto, há o VisualG, um aplicativo simples, em português, que vai examinar todos os seus algoritmos e competências de lógica de programação. Por isso, depois de fazer exaustivamente os algoritmos e fazê-los ter êxito de maneira correta e otimizada, aí efetivamente, podemos permitir voos maiores e ter uma linguagem de programação real, que é a etapa profissional de um programador/desenvolvedor.

Caso você deseje iniciar a trabalhar de modo direto com uma dialeto de mercado, pulando a parte do VisualG, o que não aconselhamos, uma vez que acreditamos que é necessário aprender plenamente a lógica de programação  antes de partir para uma autêntica linguagem de programação.

Porém, a decisão é exclusiva do estudante.

Conclusão

Ser desenvolvedor de software é uma das grandes aspirações de uma carreira na área de tecnologia da informação.

Além do desafio de aprender lógica de programação, o desenvolvedor deve estar ciente que o mercado de tecnologia está sempre em constante evolução.

Por isso, é necessário ter em mente que você passará longos períodos de estudo para sempre estar pronto para o mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *