Como fazer Ovo de Colher

Com certeza você já ouviu falar de ovo de colher, não é mesmo? Essa receita é deliciosa e substitui perfeitamente os ovos de Páscoa prontos que compramos no supermercado. E o melhor: com preços bem mais acessíveis.

Afinal, quem não se surpreende quando chega à época dos ovos de Páscoa e vai ao supermercado conferir os preços? Normalmente são bem caros e ainda são industrializados. Por isso, que tal aprender a fazer um ovo de colher para presentear a criançada na próxima Páscoa?

Nesse artigo iremos te explicar como fazer ovo de colher e ainda daremos algumas dicas. Não deixe de conferir e boa leitura!

ovo de colher

Receita de Ovo de Colher com brigadeiro

Nosso recheio será feito com brigadeiro. Mas você pode usar o recheio de sua preferência.

Ingredientes para o Ovo

  • 600 gramas de chocolate ao leite picado

Ingredientes para o recheio

  • 2 caixas de leite condensado
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • ½ lata de creme de leite
  • Chocolate granulado de acordo com sua preferência

Como preparar o recheio

Em fogo médio, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Fique mexendo sempre para não grudar. Quando a mistura começar a desgrudar do fundo da panela você deve retirar do fogo. Deixe esfriar um pouco e adicione o creme de leite. Misture até que tudo fique bem homogêneo.

Como preparar os ovos

O primeiro passo é derreter o chocolate ao leite em banho Maria. Em uma bancada de mármore, despeje o chocolate depois de derretido. Com uma espátula de borracha, vá mexendo o chocolate até que ele fique morno ou frio.

Nos moldes de ovos (a dica é usar moldes de ovos de 500 gramas) você deve pincelar uma camada de chocolate. Coloque na geladeira durante 10 minutos para endurecer. Faça isso mais duas vezes, colocando sempre uma camada e levando a geladeira.

Depois disso, retire os ovos da geladeira. Com o brigadeiro mole, encha as metades dos ovos. Coloque chocolate granulado por cima. Leve à geladeira até firmar. Pode demorar cerca de 20 minutos. Depois desenforme seus ovos com cuidado.

Veja agora algumas dicas para fazer seu ovo de colher.

Deixe o recheio do seu ovo de colher sempre para o final

Você pode primeiro preparar todas as cascas do seu ovo de colher e só depois preparar o recheio. Assim, você não corre o risco de prejudicar a textura e o sabor do recheio do seu ovo de colher. Um exemplo: nunca recheie um ovo com brigadeiro uma semana antes. Isso pode deixar o chocolate cristalizado.

Aposte na combinação de texturas

A receita que ensinei foi com recheio de brigadeiro. Mas você pode apostar em outras misturas para o seu recheio. Inclusive, você pode fazer misturas com o próprio brigadeiro. Que tal fazer um ovo de colher recheado com bolo de cenoura e brigadeiro? Acredite, fica uma delícia.

Você também pode colocar paçoca, chocolate branco, doce de leite… use sua imaginação para rechear o seu ovo de colher. 

Cuidado na hora de escolher as frutas

As frutas sempre fazem um sucesso com os doces. Porém, tome cuidado na hora de escolher suas frutas. Prefira frutas que não solte muita água. Caso contrário, isso pode acabar estragando o seu ovo.

Cuidado na hora de armazenar

Tente não guardar os ovos na geladeira. Isso pode os deixar suados, estragando o sabor e a textura do chocolate. O recomendado é que você guarde a casca do ovo em um ambiente seco, com temperatura entre 20° e 25°. 

Tenha atenção na embalagem

Utilize embalagens que proteja bem a Embalagem para ovo de colher, deve ser resistente e bonita. Porém, também se atenha para que a embalagem não esconda o seu ovo. Você pode decorar sua embalagem com uma fita. Não esqueça de colocar a data de vencimento.

Agora você já sabe como fazer ovo de colher. Experimente fazer a receita para a criançada. Elas vão adorar. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *