Como escolher a impressora para sua empresa

Para imprimir um trabalho para a escola, corríamos para a impressora que tinha em nossas casas. Naquela época, não nos importávamos com a marca ou resolução. Só queríamos que ela imprimisse, no máximo, colorido.

Hoje, porém, é fundamental saber que tipo de impressora é o mais indicado para sua empresa. Por isso, decidimos listar alguns equipamentos e suas características para ajudar você a escolher a opção mais adequada para suas necessidades.

Além de escolher a impressora vale analisar se é mais vantagem ter um aluguel de impressoras, é preciso analisar o custo com cartuchos, toners, manutenção e atualização dos equipamentos. Não apenas aluguel de impressoras como também o aluguel de multifuncionais.

Tipos de impressoras

Atualmente existem três tipos de impressoras, no entanto, duas são as mais conhecidas e disponíveis no mercado: a jato de tinta e a laser. Outra análise que deve ser feita é se a empresa usará o equipamento apenas para impressão ou para outros serviços como scanner e copiadora.

Caso a segunda opção seja a desejada, aconselhamos que busque por impressoras multifuncionais.

impressoras multifuncionais
impressoras multifuncionais

A laser

Se a sua empresa precisa imprimir uma quantidade enorme de páginas por mês, as impressoras a laser são as mais indicadas. Os tornes são mais caros que os cartuchos dos aparelhos a jato de tinta, porém, sua secagem é imediata.

Desvantagem: por ser uma impressora que exige muito, ela gasta mais energia que o modo mais tradicional. Entretanto, imprime mais volume que as de jato de tinta.

Equipamentos Jato de tinta

A principal qualidade das impressoras de jato de tinta é o preço. Por serem equipamentos comuns e com menor custo de aquisição, além dos cartuchos de tintas serem mais baratos que os toners da laser, este tipo é indicado para empresas pequenas que farão impressões de volume médio e que querem economizar.

Desvantagens: o tempo de secura pode ser muito longo se comparado com alguma impressão feita por uma a laser.

Impressoras de cera térmica

Ainda não citada neste texto, a impressora de cera térmica é pouca conhecida do público geral, já que são utilizadas por empresas que imprimem banners, folders, apresentações empresariais e etc…

Ou seja, se o seu negócio exige qualidade alta das cores e de resolução na hora de imprimir (como uma gráfica, por exemplo), as de cera térmica são as mais indicadas.

Bem, até o momento falamos apenas do tempo de secura da tinta e da quantidade de impressões. Outro fator que deve ser considerado, também, é a resolução das impressoras. Saber a verdadeira necessidade da sua empresa é importantíssimo na hora de escolher a melhor resolução para o serviço.

Resoluções

Muitas empresas hoje estão adotando o serviço de Outsourcing de Impressão em São Paulo, este tipo de serviço deixa todo o gerenciamento de equipamentos e suprimentos com um empresa de Outsourcing de Impressão.

Antes de mais nada é preciso ter em mente que quanto maior a taxa de dpi da impressora, mais nítidas as imagens serão impressas. Ou seja, se sua empresa não precisa de uma qualidade boa, e sim que apenas imprima documentos em preto e branco, por exemplo, não será preciso comprar uma impressora com taxa dpi alta. Agora, se a qualidade for essencial, é preciso olhar com carinho para os equipamentos com taxas mais altas.

Se o objetivo é a impressão de documentos de textos, as impressoras com resolução em 600 dpi são as ideais. Contudo, se as impressões se tratarem de imagens e elementos gráficos, é preciso comprar equipamentos com mais de 1200 dpi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *