Como é morar em Teresópolis

Pensando em se mudar para a serra carioca, veja com é morar em Teresópolis

Pensando em comprar uma casa em Teresópolis? Saiba como é morar no município e conheça a situação dos principais serviços da cidade cujo nome é derivado da imperatriz Teresa Cristina.


Características de Teresópolis

Teresópolis é a cidade mais alta (e consequentemente a mais fria) da serra carioca, distando apenas 90 quilômetros da capital Rio de Janeiro. Sua população é de aproximadamente 175 mil habitantes, e o número tem crescido significativamente nos últimos anos. Para você ter uma noção do fato, em 2010 a cidade serrana possuía em torno de 164 mil moradores.

Para se chegar à Teresópolis, vamos considerar duas situações: saindo de São Paulo e também do Rio de Janeiro. Se você estiver no sentido São Paulo – Teresópolis, são 550 quilômetros percorridos entre a BR-116 (Via Dutra), BR-040 (Rodovia Washington Luiz) e BR-116 (Rio-Teresópolis). Partindo da capital carioca, é preciso pegar a Linha Vermelha sentido Baixada para entrar na Rodovia Washington Luiz e seguir na Rio-Teresópolis.

como é morar em teresopolis rj

Os serviços disponíveis na cidade

As principais preocupações das pessoas com relação à sua cidade são: segurança, infraestrutura, educação e saúde. Então, é sobre isso que discorreremos agora, ou seja, como são oferecidos estes serviços ao habitante de Teresópolis.

A excelente notícia vem do quesito segurança. Afinal, a cidade de Tereza Cristina é a mais pacífica do Estado, sendo a décima do país. São dados do Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2017.

A infraestrutura de Teresópolis é um pouco deficiente, como acontece nas cidades em desenvolvimento, mas o bairro Alto é exceção. Lá estão concentradas algumas atrações da cidade serrana, como a Feirinha do Alto, a Paróquia Santo Antônio do Paquequer e a Praça Higino da Silveira. O Alto também possui cinco instituições de ensino.

A educação do município também é destaque. Segundo o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Teresópolis possui o melhor resultado no índice que mede os esforços das prefeituras para melhorar a educação nos municípios.

Melhor bairro de Teresópolis para se morar

Uma grande sugestão é o bairro do Quebra Frascos, ele é dos bairros prediletos dos turistas e moradores locais. Por ser um bairro nobre e com arquitetura bem elegante atrai a atenção de muita gente, inclusive da Família Imperial.

Porém todas as regiões de Teresópolis possuem escolas, e mesmo o acesso a quem mora na zona rural é facilitado. Estes quesitos colaboraram para que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) seja superior ao de outros municípios do Brasil.

Há diversas instituições de ensino superior na cidade de Teresópolis, transformando o perfil municipal de industrial para estudantil.

Para finalizar, o serviço de saúde. Os moradores de Teresópolis possuem bom acesso à saúde pública e também privada, incluindo serviços odontológicos, hospitais, unidades básicas de saúde e atendimento em pronto-socorro. Os destaques são o Hospital das Clínicas e o Hospital São José, que atendem pessoas da cidade e da região.



O que fazer na cidade

Já citamos alguns atrativos de Teresópolis, situados no Alto, mas agora vamos citar outros, aqueles que são passeios imperdíveis para moradores e turistas. A cidade é conhecida principalmente por seus atrativos naturais, especialmente o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Vale também conhecer a Igreja Matriz Santa Teresa, o Palácio Teresa Cristina (atual sede da Prefeitura) e a Granja Comary, local onde está situado o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol).

Teresópolis possui também atrativos gastronômicos, agradando paladares exigentes. É possível degustar pratos da culinária russa, portuguesa, francesa, italiana, enfim, é um convite à boa mesa. Para acompanhar, cerveja! Não deixe de visitar a Cervejaria Therezópolis.

A Vila Saint Gallen é o ponto de encontro da cidade, local preferido de moradores e turistas. Ela tem seu nome derivado de uma vila suíça, e é claro, foi inspirada nela. É lá que está situada a cervejaria, além de um pub de culinária alemã e música ao vivo nos finais de semana (Harlekin), e um restaurante que serve racletes e fondue (Abadia). Na vila você também encontra o Biergarten, espaço para cafés onde há mesinhas ao ar livre.

Como citamos acima, Teresópolis possui culinária russa. Se você aprecia ou deseja conhecer mais sobre esta gastronomia, conheça o Dona Irene. É um verdadeiro pedacinho da Rússia dentro do Brasil, em um lugar pra lá de charmoso!



Venha para Teresópolis!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cidade? Esperamos que sim! Procure o lar de sua preferência e mude-se com toda a família para cá e aprecie durante o ano todo o clima ameno deste belo município da serra carioca!

dedo de deus teresopolis
dedo de deus teresopolis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *