6 Dicas para Ser Mais Organizado no Trabalho

Você quer ser mais organizado no trabalho? Então você chegou ao artigo certo! Mesmo após ser aprovado em um processo de recrutamento e seleção, a organização pode ser um grande problema que atrapalha a sua vida profissional.

Afinal, a gestão dos seus horários, das atividades que precisam ser concluídas e até mesmo do ambiente físico de trabalho está muito relacionada aos níveis de produtividade de cada colaborador.

Ao aprender a ser mais organizado, fica mais fácil cumprir todas as suas metas e prazos.

Além disso, a organização pode ajudar você a alcançar os seus objetivos a longo prazo, como ser promovido e conquistar cargos de gestão.

Quer saber como é possível desenvolver essa habilidade? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Confira abaixo 6 dicas para ser mais organizado no trabalho:

Defina prioridades

A priorização é uma das características mais importantes dos profissionais organizados. Por isso, ela é muito valorizada no processo de recrutamento e seleção.
Saber priorizar ajuda você a se manter organizado porque evita a perda de prazos e o acúmulo de tarefas.

Ao receber suas atribuições, tente organizar cada atividade de acordo com a sua importância e limite de tempo.

Caso você tenha dificuldades com isso, converse com os seus superiores para entender melhor a prioridade de cada tarefa.

organizado no trabalho
organizado no trabalho

Faça um checklist

Depois da priorização, você pode fazer um checklist de tudo o que precisa fazer no dia ou ao longo da semana. Assim, você risca as tarefas conforme elas são concluídas e evita que alguma atividade se perca.

Use aplicativos de organização

Aplicativos como o Evernote, o Habitica, o Microsoft To-Do e o próprio Excel podem ser excelentes ferramentas para você ser mais organizado no trabalho.

A tecnologia é uma ótima aliada para fazer a gestão do seu dia profissional e garantir que você conclua tudo o que precisa.

Estabeleça horários

Organizar o dia por horários também é uma ótima dica. Defina metas de conclusão de tarefas até um certo horário, inclua intervalos para descansar a mente e busque sempre cumprir o seu cronograma.

Com o tempo, a organização do horário comercial se tornará um hábito natural para você.

Crie sistemas de organização

Quando falamos em sistemas de organização, não existe uma regra única do que funciona para todos os profissionais. É preciso descobrir qual é o método que mais combina com você e começar a aplicá-lo no cotidiano.

Você pode dividir tarefas por cores, usar post-its, pastas de organização, enfim. O importante é garantir que você tenha um plano para ser mais organizado no trabalho.

processo de recrutamento e seleção
processo de recrutamento e seleção

Evite o acúmulo de papéis

Ambientes desorganizados são um dos principais motivos da queda de produtividade no trabalho. A desorganização geralmente acontece por conta do acúmulo de papéis e documentos na mesa desses profissionais.

Por isso, procure manter a sua mesa sempre organizada, sem muitos papéis. Caso os documentos sejam importantes, digitalize as folhas e mantenha os arquivos no computador. Lembre-se de que uma mesa organizada é o reflexo de um profissional organizado no trabalho!

Viu só como pode ser fácil ser um profissional mais organizado? Agora, chegou a hora de realmente colocar a mão na massa e começar a se esforçar para manter o foco na sua vida profissional.

Por mais que seja uma tarefa difícil, concentrar os seus esforços em se tornar uma pessoa e profissional mais organizado é algo que trará muitos benefícios para a sua carreira. Portanto, comece a investir nessa estratégia hoje mesmo!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema ou queira compartilhar as suas dicas conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *